![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfKbJft8Yrv9Lj659UAhRhN5Pha0Y7XeSnbPQLLUe8JaeUpL4i50wuX7dtVQchKJezsqfetNQ3orgvodwvF8E12NzBwHxJNXNv6uq61eXCYrrbq7_3onFSqrw07QRy6As-cX00okVD_hcw/s200/diferencial.jpg)
Se você ainda não os leu, sugiro que passe por lá também. Se você já os
leu, então está no caminho certo para o SUCESSO da sua empresa e da sua
profissão.
Muita gente confunde Fidelização com Retenção e com Frequência.
FIDELIZAÇÃO tem a ver com relacionamento, não com o tamanho da academia ou o
material oferecido. É claro que isso tudo influencia, e talvez até facilite em
um primeiro momento, mas a permanência do cliente só estará garantida se a
academia tiver uma equipe de profissionais treinados e preparados para
desenvolver um relacionamento rico e motivador. E por EQUIPE, estou dizendo:
recepção; consultores; serviços gerais; manutenção; professores; estagiários;
terceirizados, coordenadores e DONOS.
Quando falamos de FIDELIZAÇÃO,
significa que o cliente é FIEL à
nossa marca. Mesmo que ele precise parar de malhar, quando voltar, será para
nós; ainda continuará falando bem da nossa marca; e não nos trocará por
qualquer academia que apareça só porque é mais barata, ou talvez um pouco mais
perto.
Uma das formas de se conseguir essa fidelização, è fortalecer a marca,
transformando-a em uma marca de relacionamento, pois uma marca de
relacionamento convida as pessoas a se interagirem diretamente com ela e a
compartilharem experiências da marca com os outros. Para tal, deve-se seguir
três passos básicos:
1. Definição: Definir a imagem desejada que a marca representará no mercado
2. Comunicação: comunicar a mensagem da marca
3. Persistência
e Coerência: ser coerente e persistente em relação à mensagem
e à imagem da marca.
À medida que uma marca se fortalece, cria expectativas na mente dos
consumidores, e essas expectativas são criadas à partir de algumas
características da marca, tais como:
1. Solidez: os clientes se tornam fiéis a uma marca quando recebem uma mensagem
coerente;
2. Sustentabilidade: os clientes se tornam fiéis, quando esperam que esse produto ou marca
os acompanhe por muito tempo;
3. Segurança: os clientes se tornam fiéis, quando a marca lhes dá a sensação de
conforto
De acordo com Susan Gunelius, no livro Nos bastidores da playboy – O jeito playboy de gerir uma marca (que recomendo muito),
“A
marca representa mais do que a percepção, reconhecimento e confiança. Ela
precisa se diferenciar de tudo o que existe no mercado e proporcionar algo de
valor ao consumidor.” (2010, p 249)
Logo, o primeiro passo para a
fidelização é a qualidade do atendimento, que deve ser de uma maneira que se
consiga criar um laço emocional entre clientes, empresa e funcionários.
O segundo passo, é a aderência e o controle dessa
aderência. Quanto mais vezes o aluno frequentar as aulas, menores serão as
chances dele de abandonar a academia, e mais fácil será de desenvolver um
relacionamento com ele. Não importa se ele está matriculado para ir duas vezes
ou cinco, o importante é saber se ele realmente está indo as duas vezes ou as
cinco vezes com as quais se comprometeu.
Abraços, sucesso a todos, e nos vemos no próximo encontro, onde
falaremos sobre Estratégias de Marketing e os 4 P's .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião!!