Todos sabem da importância de reter os
clientes e aumentar os lucros de uma academia de ginástica. Mas nem todos sabem
como e nem por que! Antes de começarmos a falar em como reter, primeiro
precisamos saber a diferença entre reter e fidelizar!
Alguns
acham que é a mesma coisa. De acordo com os dicionários, reter significa segurar,
ter firme, não deixar escapar das mãos, conter. Já fidelizar, é tornar fiel,
fazer com que a pessoa prefira determinada marca em detrimento de outra.
Uma
das ferramentas usadas para aumentar a retenção e a fidelização é o marketing.
De
acordo com o Conselho Regional de Educação Física, existem somente em Goiânia,
874 academias, sendo que em 2011 eram 429; e em 2012, 692; representando um
crescimento de 21% quando comparado a 2013. Ainda segundo o Conselho Regional
de Educação Física, o Brasil é o segundo país com o maior número de academias
no mundo, perdendo somente para os Estados Unidos.
De acordo com o portal de notícias do SEBRAE, o número de
academias no Brasil cresceu 133% em cinco anos. Em entrevista, Luiz Barreto,
presidente do SEBRAE, justificou esse aumento devido a uma procura maior por
uma qualidade de vida mais saudável, e a um aumento na renda das pessoas. Mas,
para que o negócio prospere, o SEBRAE alerta que é preciso ficar alerta ao
mercado e tomar algumas decisões, tais como procurar fidelizar a clientela e
investir com frequência em marketing.
Apesar de os números estarem crescendo a cada ano, e o
mercado fitness se mostrar bastante promissor, apenas 3% da população goiana
frequenta as academias de ginástica, sendo que desses, 50% desistem entre 6 meses e 1 ano de
prática. Esse alto índice de desistência casado com um baixo índice de adesão à
prática esportiva se dá em parte pelo amadorismo dos proprietários. Segundo a
Agência de Notícias do SEBRAE, 95% os proprietários de academias em Goiânia,
são profissionais de educação física que aprenderam a administrar seu negócio
na prática. Dessa forma, a grande maioria das academias enfrentam dificuldades
na venda dos seus serviços e na retenção de alunos.
A International Health Racquet & Sportsclub (IHRSA),
associação que representa academias, clubes, centros esportivos e fornecedores
no mundo, fez algumas pesquisas e apontou alguns desafios estratégicos que
devem ser superados:
·
78% dos
proprietários de academias consideram o a retenção de clientes o maior desafio
a ser superado
·
Apenas 37%
dos alunos recebem orientação adequada
·
Apenas 19%
percebem resultado em pouco tempo
·
Apenas 14%
sentem que a academia está comprometida com suas necessidades
Partindo dessa pesquisa, chegou-se à percepção
da necessidade de existir:
·
Programas
e serviços orientados para clientes especiais
·
Criação de
ambientes que não intimidem as pessoas,
·
Documentação
de dados de maneira completa, a fim de propiciar relacionamento, entre outros.
Um cliente fiel tem preferência
por uma mesma marca, defende essa marca e ajuda a divulgar e fortalecer a marca
em questão. E conseguir isso de um aluno não é fácil. É necessário que o aluno
frequente a academia por mais de 6 meses para ser considerado adepto.
A partir da década de 90, o
mercado começou a se preocupar com a retenção de clientes, porém, muito pouco é
feito nessa direção. Observa-se que a maioria se preocupa mais com as vendas,
não tendo nenhuma ou quase nenhuma estratégia de retenção e fidelização.
Como podemos ver, ter um
diferencial ajuda a entrar no mercado, que é bastante promissor; mas para se
manter nele, e principalmente, se destacar, é preciso fazer “algo a mais” e
entender do processo todo , o que ficou bastante claro, não é fácil.
No próximo post falarei com
detalhes sobre a RETENÇÃO DE CLIENTES – O que é e como fazer!
Abraços a todos e... sucesso!
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