segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ENTENDA AS DICAS DO SEU CORPO - PARTE 2: CANELITE

Olá pessoal! No post passado "Entenda as Dicas do seu Corpo - Parte 1" eu falei das dicas advindas das dores na sola do pé. Nesse aqui, veremos sobre as dores na canela!! Isso mesmo! Você sente uma dor na canela, principalmente se não estava acostumado a fazer caminhadas ou corridas, durante ou após os treinos? Essa é uma inflamação muito comum em atletas ou apenas desportistas. Continue lendo esse post e entenda mais uma dica do seu corpo!!
DICA DO CORPO - observe se quando você inicia a atividade, ou após, quando seu corpo esfria, sente uma dor e / ou inchaço na parte anterior da perna (canela).
O QUE PODE SER - Se sim, você pode estar com a famosa Canelite. Calma, não precisa se desesperar. Como disse acima, é muito comum e de fácil resolução. Essa dor é causada pela inflamação ou inchaço da camada fina de tecido que cobre o osso da canela. Nessa parte quase não há músculos, então não confundam com a dor sentida na canela, mas na porção mais lateral da perna (essa dor tem a ver com uma sobrecarga excessiva desse músculo em questão). No caso da CANELITE, a dor é mais intensa na fase em que o pé toca o chão.
CAUSA
1 - Pronação do tornozelo: assim que o peso do corpo está sobre o pé, este "cai para dentro" devido à fraqueza de alguns músculos do tornozelo e perna;
2 - Deformação excessiva do arco do pé
3 - Contração inadequada do músculo sóleo (um dos músculos da panturrilha), que se contrai antecipadamente,
prejudicando a impulsão e aumentando o estresse na canela
4 - Corridas e / ou caminhadas, principalmente se for em ladeiras
O QUE FAZER
1 - Identificar a alteração biomecânica e corrigir
2 - Fortalecer a musculatura do pé e do tornozelo
3 - Intensificar o alongamento dos músculos do pé, tornozelo e panturrilha
4 - Realização de exercícios de Treinamento Funcional focados na reeducação do padrão de impulsão da corrida
5 - Começar os Treinos de Corrida aos poucos, ou Recuar um pouco o treino, para retomar após as dores acabarem.
6 - Massagens e compressas de água quente no lugar da dor.
Bom, ficamos por aqui com nossa parte 2 do Entenda as Dicas do Seu Corpo! Na próxima semana, falarei das terríveis Dores no Joelho! Até a próxima e bons treinos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!!