quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

TREINO DO DIA!!




Olá!! Hoje o treino foi a priorização dos músculos da coxa (quadríceps). Assim fiz um biset de agachamento com extensão de coxa no aparelho!! Muitoooo bom! No caso do agachamento, fiz o tradicional sumô abduzido, de 5 séries; e do extensão, escolhi o treino com ênfase na fase excêntrica. Agora vamos esclarecer alguns detalhes, né? rsrsrs 
1- O que é um treino biset? - é um treino
em que você faz 2 exercícios que solicitam o mesmo grupo muscular, mas de uma forma diferente, sem descanso. Ou seja, faz a primeira série do agachamento seguido da primeira série do extensão de joelhos; e só agora descansa, para depois reiniciar a segunda série.
2- O que é um agachamento abduzido? - é aquele em que se agacha com os joelhos e pés apontando para as diagonais, e não para frente;
3- O que é ênfase na fase excêntrica? de uma maneira bem clara e simples: no caso da cadeira extensora, quando estamos com as pernas "dobradas", sem fazer força, "ao natural", e vamos iniciar o movimento, fazemos força p "esticar" a perna, ou seja, fazemos extensão do joelho (fase concêntrica); e quando estamos com as pernas esticadas, e começamos a "descer os pés", flexionando os joelhos, estamos na fase excêntrica. Exercício com ênfase na fase excêntrica, significa, que na hora que você for flexionar os joelhos para voltar à posição inicial, deve-se fazer muito, mas muito devagar mesmo.
Esse treino de biset tem resultados muito bons, pois podemos solicitar o mesmo músculo, sem descanso, de forma diferente. Assim, desgastamos o músculo gerando uma resposta metabólica ótima, sem sobrecarregar articulações, tendões ou ligamentos.
Já o treino com ênfase na fase excêntrica, também tras resultados fantásticos, pois forçamos o músculo a relaxar (já que está voltando para a posição inicial), e fazer força (pois tem que segurar um pouco a extensão da perna), ao mesmo tempo. Esse tipo de treino gera microlesões mais intensas que os treinos tradicionais!!
Bom, é isso aí! É lógico que faço esse treino periodizado, ou seja, faço algumas alterações na carga, na execução, nas repetições ou no programa de treino, para que meu organismo demore mais tempo a chegar a um platô de treinamento, ou seja,  tenha resultados por mais tempo!! Bons treinos e "bora malhar"!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!!